Quais os principais erros no envio do eventos SST do eSocial?

Como já é de conhecimento das empresas desde o final de 2021 e início de 2022, o governo federal iniciou o recebimento dos eventos de SST no eSocial, sendo:

S-2210 ( Comunicação de Acidente de Trabalho);

S- 2220 ( Monitoramento da Saúde do Trabalhador);

S- 2240 ( Condições Ambientais do Trabalho).

Cada evento possui um Layout  específico para envio dos eventos. Essas informações são inseridas em um Web Service, que é um servidor particular que a consultoria utiliza para a transmissão.

Os dados informados neste servidor, são cruzados com os dados cadastrados previamente pela contabilidade, em seus eventos específicos, ou em outros sistemas, como o e-CAC, receita federal, que servirá para o cadastro das famosas procurações eletrônicas, quando for necessário para a consultoria.

Tendo este entendimento, sabe- se que muitos dados serão necessários para cada empregado, portanto é comum que neste processo de cadastro em sistema distintos, validação e transmissão, algumas informações importantes sejam “esquecidas ou não fornecidas”, gerando assim tão temido erro no envio do evento.

Quais os Principais Erros no Envio dos Eventos SST?

Matrícula do empregado – Contrato de Trabalho Inexistente!

Vindo em primeiro lugar dos erros de envios seguem estes que em geral vem especificando que não é possível processar o evento, pois o contrato de trabalho não foi encontrado. Isso ocorre pois, o número de matrícula do empregado, é um dos principais dados para a avaliação do seu evento.

Na maioria dos casos ocorre pela troca de algum número ao repassar as informações para o cadastro, ou a matrícula foi atualizada e informaram um número antigo, ou até mesmo é fornecido um número distinto do que foi cadastrado pela contabilidade.

Precisa ser informado o número exato cadastrado pela contabilidade no evento de cadastro do funcionário, de acordo com seu tipo de contrato, caso se depare com este erro, a ação necessária é realizar essa conferência com o responsável pelos dados da empresa ou pelo portal e-CAC.

Procuração Inválida – Erro na Procuração Digital

Logo atrás do erro de matrícula vêm o erro de procuração, que comumente informa um erro na procuração eletrônica ou que a mesma não foi encontrada.

Isso ocorre porque ele não este no e-CAC ou divergência de dados cadastrados pela empresa e, até mesmo o vencimento da procuração.

Para correção desta situação a ação correta é verificar através do portal e-CAC as informações e entrar em contato com a empresa ou contabilidade, solicitando a adequação para o envio ser efetivada com sucesso.

Dados Cadastrais do Empregador (Pessoa Física)

O cadastro do empregador quando for pessoa física para o eSocial utiliza-se o CPF e o CAEPF do empregador PF. Não podendo ser utilizado a matrícula CEI, pois o eSocial não processa o evento com este dado, é necessário utilizar apenas o CPF do empregador e o CAEPF vinculado ao mesmo.

Neste caso, ao identificar este erro o primeiro passo é realizar a conferência com o responsável por estas informações na empresa, para que seja cadastrado a matrícula correta, para não gerar os erros no envio dos eventos.

Estes erros apontados são apenas alguns dos que podem aparecer ao longo do processo de envio dos eventos, porém todos devem ser tratados e corrigidos.

Fique atento no cadastro das informações, assim todos os eventos serão enviados corretamente.

A NR Work conta com equipe qualificada para realizar os envios e correções quando necessário. Acesse nosso SITE e nossos canais de WhatsApp que ajudamos a sua empresa.

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