Médico do Trabalho e Médico Examinador, você conhece a diferença

As empresas estão cada vez mais propensas e entendo a real importância de ter o gerenciamento de um médico do trabalho.  Trata-se de um esforço para garantir o bem estar e a saúde dos trabalhadores.

Qual é o papel do médico do trabalho?

Pensando na complexidade dos ambientes de trabalho e nas diversidades, o médico do trabalho desempenha um papel essencial de aconselhar o grupo de funcionários sobre como determinado risco pode afetar a saúde. A principal preocupação do médico do trabalho é sempre prevenir.

No Brasil, uma das principais tarefas do médico do trabalho é coordenar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O PCMSO estabelece uma série de atividades relacionadas à garantia de saúde e da segurança do trabalhador, exames que devem ser feitos, cronogramas, relatórios, entre outros procedimentos.

Qual é o papel do médico examinador?

O médico examinador tem a obrigatoriedade de realizar o diálogo com os funcionários, fazer verificações nos prontuários de atendimentos realizados, verificar os exames realizados e identificar qualquer alteração ou qualquer anormalidade que possa causar danos à saúde do trabalhador, passando todas as informações ao médico do trabalho para análise crítica.

Quais as formações são necessárias para ser um médico do trabalho e um médico examinador?

Como é de conhecimento de todos, para atuar como médico o profissional deverá ter o ensino superior em medicina. Porém o médico do trabalho necessita de ter uma especialização/ pós graduação em medicina do trabalho. O médico examinador não há a necessidade de especialização/ pós graduação, sendo aceito somente o clínico geral.

Qual o objeto de ambos?

O principal objetivo é efetuar um atendimento de qualidade e com a devida humanização.

A NR Work tem um plantel de médicos examinadores divididos em horários para que possa atendê-los com maior velocidade e qualidade. Como também temos nosso médico coordenador que é o médico do trabalho.

Tem dúvidas sobre o assunto? contate nos que ajudaremos você, www.nrwork.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos <abbr title="HyperText Markup Language"> html </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*