Cultura de Segurança, você conhece? sabe como realmente funciona?

Ter controle das situação e riscos da sua empresa, muitas vezes ou como posso dizer grande parte das vezes não é pelo fato da empresa ter uma cultura de segurança, mas grande parte se dá pelo medo de se colocar em risco de multas ou outras situações.

Entendendo a Cultura de Segurança

A cultura de segurança é um conjunto de práticas e valores que garantem um ambiente de trabalho seguro para todos os envolvidos. O objetivo é reduzir os riscos associados ao desempenho das tarefas do dia a dia, para que os trabalhadores possam desempenhar sua funções em um ambiente saudável.

A cultura de segurança bem formada e bem planejada considera e implementa medidas relacionadas à prevenção de acidentes, mas de uma forma que se torne um hábito e não uma obrigação.

Não podendo se esquecer que a cultura de segurança não é um elemento isolado, ele faz parte dos valores da empresa e deve envolver todos os colaboradores. Para atingir seus objetivos ela deve nascer na cultura corporativa e receber a devida atenção.

Porque é tão importante assim ?

Com a cultura de segurança, as organizações podem transformar boas práticas de saúde e segurança em hábitos internalizados e torná-los parte de suas operações diárias.

Assim, essa iniciativa trabalha em conjunto para reduzir custos e risco de acidentes, aumentar a produtividade e construir relacionamentos fortes com os funcionários.

Ao implementar medidas de segurança e bem estar, as instituições podem melhorar ainda mais seus padrões de segurança ocupacional, cumprir adequadamente suas obrigações  legais e evitar multas e penalidades.

Porém não é um hábito que se cria e fica obsoleto, deve-se concentrar esforços para que seja uma elemento em constante evolução, sempre estar realizando manutenção/ atualizações quanto aos cuidados com o ambiente de trabalho, que por consequência favorece com a alta de produtividade e qualidade  das atividades laborais.

Quais os benefícios de implementação de cultura de segurança?

A empresa que cria essa cultura, traz inúmeros benefícios não somente pessoal mas coletivo, veja alguns exemplos:

1- Melhoria de produtividade e qualidade do trabalho;

2- Fortalecimento da imagem da empresa;

3- Melhoria no clima organizacional;

4- Conformidade com a Normas e Regulamentos;

5- Redução do risco de acidentes e doenças;

6- Otimização de recursos.

Isso apontando somente alguns pontos positivos que podem trazer grandes mudanças e melhorias ao longo do tempo.

Como consigo implementar e fortalecer a cultura de segurança na empresa

Algumas empresas até entendem o papel que uma boa cultura de segurança tem, porém muitas não conseguem entender como implementar. Por isso listamos alguma idéias:

1- Engajamento da liderança

Todos os líderes devem estar totalmente envolvidos na implementação e melhoria da cultura de segurança. Afinal os líderes são responsáveis por definir políticas, diretrizes e padrões de conduta, como também comunicá-los e orientá-los.

2- Criação de políticas de segurança

Definir políticas de segurança eficazes é fundamental para promover um ambiente de trabalho seguro. Além disso, deve garantir que tais diretrizes sejam claras, objetivas, aplicáveis a todas as áreas e colaboradores  e que sejam mantidas atualizadas regularmente.

3- Treinamento e capacitação dos colaboradores

Para que a comunicação seja clara e eficaz a respeito da cultura de segurança, a melhor maneira é garantir que todos estão engajados, por isso treinar as pessoas continuamente tornará toda e qualquer implementação mais rápida e eficiente.

4- Comunicação clara

Comunicar-se claramente com as pessoas de forma que a implementação seja tranquila e aceita por todos, deixando bem claro que toda a cultura de segurança é para crescimento e bem estar para todos ali presentes.

5- Monitoramento e avaliações constantes

Uma vez implementada, a mesma deve ser monitorada e avaliada constantemente, uma para que sejam identificadas possíveis falhas e outra para que todos entendam que tal implementação não foi somente ilusão, mas sim uma realidade que funciona.

6- Utilização de tecnologias

Algumas empresas fazem uso de sistemas para acompanhamento da cultura de segurança e isso pode ser extremamente útil, desde que seja alimentado e gerido da forma correta. A tecnologia é uma aliada principalmente para prazos de atualizações de modo geral.

7- Otimização auditorias

Outro ponto importante é efetuar auditorias gerais, com líderes e subordinados, para avaliação e verificação se os procedimentos estão sendo seguidos de forma correta e executados conforme prazos.

Conclusão

Após entendermos que a cultura de segurança é algo que pode trazer inúmeras melhorias em todos os aspectos de uma empresa, vem a pergunta:

Sua empresa está preparada? Sua empresa possui uma cultura de segurança ou melhor, sua empresa tem uma cultura de segurança sólida, conhecida e entendida por todos?

Caso as respostas para estas perguntas seja “não”, nós da nrwork.com.br estamos aqui para te orientar e ajudá-lo a compreender melhor. Entre em contato conosco e iremos te ajudar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos <abbr title="HyperText Markup Language"> html </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*